Foto: EVARISTO SA / AFP

A Ucrânia acusou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de fazer propaganda da Rússia na guerra e o incluiu em uma lista de “oradores que promovem narrativas de propaganda russa”.A acusação foi divulgada por meio do site do Centro para Contenção de Desinformação, uma entidade criada por Volodymyr Zelensky em 2021 e que integra a guerra de informação entre Rússia e Ucrânia, tendo como base o que Kiev considera como fake news e manipulação do Kremlin.

Lula é o único brasileiro que integra a lista, e as razões que fizeram com que ele entrasse nela foram: ter dito durante uma entrevista a revista americana Times que Zelensky era tão culpando quando Vladimir Putin pela guerra: “Fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado”, e ter dito que a Rússia deveria liderar uma nova ordem mundial.

Quanto a essa declaração, não há evidências, o que pode ser encontrado são falas onde o ex-presidente fala sobre a ideia de uma diplomacia dominada pelos EUA e Europa. Ao todo, a “lista de Zelensky”, conta com 78 pessoas, sendo que 30 delas são americanas.

Jovem Pan