Foto: Sérgio Lima/Poder360

O delegado da PF (Polícia Federal) Alexsander Castro Oliveira vai chefiar a segurança do ex-presidente e pré-candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha eleitoral de 2022.Oliveira atuou na operação Cravada, deflagrada em 2019 para desarticular o núcleo financeiro do PCC (Primeiro Comando da Capital). Também chefiou em 2020 a operação Caixa Forte, que mirou líderes da facção criminosa.

O nome foi escolhido pela PF, em conjunto com a equipe da campanha de Lula. O delegado Andrei Rodrigues também atuará na segurança. Ele ficará na sede da campanha fazendo a interlocução com a corporação. O delegado atuou na campanha de Dilma Rousseff (PT) em 2010. Também chefiou a secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos.

Os delegados responsáveis foram definidos nessa segunda-feira (4.jul.2022). Um boletim com os nomes de quem fará a segurança de alguns dos pré-candidatos foi encaminhado internamente pela PF. Jair Bolsonaro (PL) é exceção. No caso do atual presidente, a segurança fica sobre responsabilidade do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

Poder360