Foto: Reprodução

O Município de Natal descontou parte do salário de maio de 1.689 professores. O desconto foi efetivado nessa terça (31). Foi descontado R$ 1,8 milhão em decorrência da última greve da categoria, que durou de 28 de março a 29 de abril deste ano. O valor ainda pode ser “devolvido”, no final do ano letivo, se as aulas perdidas forem repostas pelos profissionais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), os descontos totalizaram R$ 1.823.617,90. Durante o período de um mês, 146 escolas sofreram com a paralisação, segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte).

A decisão judicial do dia 8 de abril do desembargador Virgílio Macedo determinou o retorno dos professores às salas de aula. Como a decisão não foi cumprida, a Justiça autorizou o corte de salário dos profissionais. Foram descontados os vencimentos dos grevistas relativos a 12 dias da paralisação, de forma proporcional. Deste modo, quem participou da greve por apenas uma semana teve somente os sete dias descontados de seu salário, por exemplo.

Tribuna do Norte