Foto: Reprodução

A Comissão Executiva do Podemos no Rio Grande do Norte emitiu nota para negar que tenha dado ultimato para que o senador Styvenson Valentim defina se é candidato a governador. E decidiu esperar uma decisão do senador até o limite do prazo para a realização de convenções partidárias. De acordo com o calendário eleitoral de 2022, fixado pela resolução nº 23.674/2021, as convenções partidárias serão realizadas no período de 20 de julho a 5 de agosto.

Em reunião realizada no início do mês, o Podemos aprovou, por ampla maioria de votos, que o senador Styvenson Valentim deveria se pronunciar sobre a candidatura ao governo até o último dia 19. Styvenson reagiu muito mal. Disse que não decidiria sob pressão e que o partido deveria bajulá-lo e cuidar dele, em vez de pressioná-lo.

O senador disse que a pressão do partido equivale a “um poste mijando no cachorro” e cravou numa frase o seu desprezo pelas decisões do Podemos: “Nem de partido eu gosto”.
No Comunicado à Imprensa, a Executiva Estadual do Podemos reitera “total apreço e apoio ao senador” e informa que decidiu, após consulta aos pré-candidatos a deputado federal e estadual, “aguardar a decisão da candidatura ao Governo até a convenção partidária, limite estabelecido em lei”.

Com o aceno da Executiva Estadual, o ultimato deixa de ser existir. Mas Styvenson tem novo prazo para decidir se é candidato a governo: 5 de agosto. O prazo é estabelecido na legislação eleitoral. Disso Styvenson não poderá reclamar. (BG)