Neste domingo (19) é o Dia Nacional do Luto, uma data que busca refletir sobre a perda e a necessidade de buscar apoio no momento do luto. Perder um ente querido é sempre doloroso e é preciso respeito ao tempo de cada um para passar por esse momento.

A psicóloga do Morada da Paz, Simône Lira, explica que o luto é um processo necessário quando se perde alguém querido, mas também transitório. Cada um vive a sua maneira e é importante buscar mecanismos que ajudem nesse processo. Com o tempo, as memórias diminuem um pouco o sofrimento, mas para cada pessoa esse tempo é diferente: “O luto é um processo individual, afinal cada pessoa lida de forma diferente. Para algumas pessoas, sair ou conversar, ajuda; já para outras ver filmes, séries ou ler livros também pode auxiliar de alguma maneira, pois essas obras podem traduzir aquele sentimento que até então a pessoa não sabia explicar”.

Além de serem ótimas opções de entretenimento e diversão, filmes, séries e livros também são ferramentas de reflexão sobre temas importantes das nossas vidas. Muitas obras do audiovisual trazem à tona discussões para debate e podem ser grandes aliadas para aqueles que passam por momentos difíceis, como o processo de luto.

Para trazer mais naturalidade e iniciar um diálogo sobre o assunto, a psicóloga separou alguns filmes para abordar a temática nas conversas do dia a dia. Confira abaixo a lista:

1. A partida, de Yojiro Takita

Daigo Kobayashi é um jovem casado que acabou de ser dispensado da orquestra na qual tocava violoncelo. De repente, vagando pelas ruas sem emprego, Daigo decide voltar para sua cidade natal na companhia da esposa. Lá, o único trabalho imediato que lhe aparece é como “nokanshi”, uma espécie de coveiro especial responsável pela cerimônia de lavagem e vestimenta dos mortos antes que suas almas caminhem para o outro mundo. Daigo comporta-se com seriedade, um porteiro entre o céu e a terra. Ocorre que seu trabalho é simplesmente desprezado pela esposa de Daigo e por todos ao seu redor. Mas é através da morte que ele finalmente compreende o sentido da vida.

2. P.S: Eu Te Amo, de Richard LaGravenese

Holly Kennedy é casada com Gerry, um engraçado irlandês por quem é completamente apaixonada. Quando Gerry morre, a vida de Holly também acaba.

Em profunda depressão, ela descobre com surpresa que o marido deixou diversas cartas que buscam guiá-la no caminho da recuperação.

3. Reine sobre mim, de Mike Binder

Charlie Fineman perdeu sua família nos atentados de 11 de setembro em Nova York. Ele procura apoio em um antigo amigo da faculdade, o dentista bem-sucedido Alan Johnson, que também passa por problemas. Mesmo tendo família e emprego, muitas vezes Alan se sente bastante sozinho. Ao se ajudarem mutuamente, a vida de Charlie começa a melhorar bastante e o vínculo entre eles, perdido há algum tempo, volta a se fortalecer.

Para ver a lista completa acesse: https://shre.ink/Lr0