Foto: Adam Schultz

Os Estados Unidos sediam a partir desta segunda-feira (6.jun.2022) em Los Angeles (Califórnia) a 9ª edição da Cúpula das Américas em meio a um risco de constrangimento para o governo do presidente Joe Biden. Isso porque líderes do continente podem não comparecer ao evento que durará até sexta-feira (10.jun).

Essa é a 1ª vez que a cúpula é realizada nos Estados Unidos desde que o ex-presidente Bill Clinton conduziu a sessão inaugural, em 1994 na cidade de Miami. O evento reúne os líderes de nações da América do Norte, do Sul, Central e do Caribe a cada 3 ou 4 anos.

Com o tema “construindo um futuro sustentável, resiliente e equitativo”, a edição de 2022 visa promover a democracia, abordar problemas econômicos, incentivar o uso de energia limpa, combater o aquecimento global e as mudanças climáticas, além de falar sobre as transformações digitais e a recuperação da pandemia.

Outro foco do encontro é a adoção de um pacto migratório com “divisão de responsabilidades” entre as nações a fim de combater a migração ilegal, um dos principais problemas para o governo norte-americano.

Poder360