Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o bloqueio das contas que o PCO mantém em seis redes sociais. No início de junho, a legenda passou a ser investigada no inquérito das “fake news”, sob a suspeita de usar dinheiro público para disseminar notícias falsas sobre a Corte.Na decisão, de sexta-feira (17), o ministro determinou que o Twitter, Instagram, Facebook, Telegram, Youtube, Tik Tok procedessem com “imediato bloqueio” dos perfis do partido e fixou multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento.

O PCO entrou na mira do Supremo após o perfil da sigla no Twitter postar um texto em que defendeu a “dissolução do STF” e chamou Moraes de “skinhead de toga” que “retalha o direito de expressão e prepara um novo golpe nas eleições”.

Para o ministro, há fortes evidências de que o PCO, que recebe verba pública, esteja usando a sua infraestrutura partidária para fazer publicações “de extrema gravidade”, atingindo a segurança e a honra de ministros tanto do STF quanto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Valor