A Vigilância Sanitária Estadual, atendendo solicitação da II Ursap (Segunda Unidade Regional de Saúde Pública), realizou, na manhã de hoje (10), fiscalização e atestou a conformidade do uso de vacinas pela Secretaria Municipal de Saúde.O órgão verificou in loco que a aplicação das vacinas contra a Covid-19 segue Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap), inclusive no uso de doses de lotes com ampliação do prazo de validade aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A fiscalização foi realizada pela enfermeira Ana Isaura e pela sanitarista Teresa Emanuele, com acompanhamento da enfermeira da Unidade Básica de Saúde Maria das Dores Rodrigues (PSF 2), Juliana Rafaela.
“Todas as vacinas da Covid-19 e de qualquer outra doença que são enviadas ao município são devidamente verificadas e aferidas no momento da entrega, quanto ao lote e prazo de vencimento. As doses são armazenadas e distribuídas seguindo todos os critérios preconizados nas notas técnicas emitidas pelos fabricantes das vacinas, pelo Ministério da Saúde e Anvisa”, ressaltou Juliana.