Com 1,5 milhão de seguidores e publicações com alcance bem superior à de seus concorrentes, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vem dominando a audiência no TikTok entre os pré-candidatos ao Palácio do Planalto. Além disso, a rede social chinesa de compartilhamento de vídeos — que é fenômeno entre o público jovem — tem recebido maior investimento em temas políticos entre potenciais eleitores ligados ao bolsonarismo. É o que aponta um relatório feito pelos pesquisadores Djiovanni Marioto, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Luiza Mello, da Universidade Federal Fluminense (UFF).Com vídeos curtos, em geral variando de 15 segundos a um minuto, o perfil de Bolsonaro usa diversos memes e paródias que circulam nas redes para gerar conteúdo. Além disso, suas postagens exaltam declarações de impacto e feitos do governo.

A pesquisa também identificou uma presença maior de perfis de direita na geração de conteúdo no TikTok, de acordo com as principais métricas da plataforma — compartilhamento, curtidas, visualizações e comentários.

As hashtags mais usadas pela direita foram “#bolsonaro2022”, “#bolsonaroreeleito2022” e “#mito”.(Focoelho)