Carlos Eduardo dos Santos, de 63 anos; Renato José Malaquias, de 37; e Odair José da Rocha, de 41 anos morreram no local — Foto 1: Reprodução / Foto 2: Pedro Trindade/INter TV Cabugi

Um protesto realizado neste domingo (24) em Natal pede justiça pela morte de três ciclistas que foram atropelados na BR-406, em Guamaré, no último dia 18. O ato reuniu cerca de 400 ciclistas que também pediam mais segurança no trânsito. Os manifestantes se reuniram por volta das 15h na Praça Pedro Velho e foram pedalando até Ponta Negra.

Os três ciclistas morreraml após serem atropelados. O motorista do carro fugiu sem prestar socorro. O acidente aconteceu por volta das 18h, próximo à comunidade Baixa do Meio. Os ciclistas pedalavam às margens da BR-406 quando foram atingidos pelo carro desgovernado.

As três vítimas moravam na comunidade Baixa do Meio e foram identificadas como Odair José da Rocha, de 41 anos; Renato José Malaquias, de 37; e Carlos Eduardo dos Santos, de 63 anos. De acordo com a PM, um quarto ciclista que acompanhava o grupo, mas não foi atingido pelo veículo, confirmou que o motorista do carro fugiu sem prestar socorro.

No dia seguinte ao acidente o carro foi apreendido e a polícia descobriu que quem dirigia o veículo era o secretário adjunto de transportes da cidade de Guamaré, Severino Inácio de Souza. Ele disse em depoimento à Polícia Civil que não permaneceu no local do acidente, após o carro que dirigia atropelar e matar três ciclistas na BR-406, por estar “muito nervoso”.

Odair trabalhava como operador de máquina escavadeira, era casado há 21 anos e tinha quatro filhos. Além de Odair, outras duas pessoas morreram no acidente: Renato José Malaquias e Carlos Eduardo dos Santos, de 63 anos.

Para o presidente da Associação dos Ciclistas do RN, Fabiano Silva, é preciso reforçar a fiscalização para ajudar a evitar acidentes. “Criação de acostamento, sinalização vertical, limpeza de rodovias e principalmente a fiscalização eletrônica e humana. Essa fiscalização precisa acontecer diuturnamente. Porque ela não só salva vidas de ciclistas, salva vida também de motoristas. O que aconteceu com os ciclistas é um reflexo do que vem acontecendo entre os próprios motoristas aqui na região metropolitana e em todo o estado. A violência do trânsito está muito séria no Rio Grande do Norte”, afirmou.

Com esse protesto, de uma forma geral, a ideia é reduzir mortes no trânsito. Todos nós somos o trânsito: pedestre, ciclista, motociclista, condutor de veículo. Estamos próximos ao maio amarelo e nosso objetivo é fazer uma campanha pra redução de mortes no trânsito, que é uma verdadeira epidemia. Muita gente morre no trânsito”, afirmou o empresário Ronald Vittal, que também participava do ato.

G1/RN