Foto: Sérgio Lima

O ministro Edson Fachin, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disse nesta 6ª feira (1º.abr.2022) que a “Justiça Eleitoral está sob ataque” e que a “democracia está ameaçada”. A declaração foi feita durante reunião com os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Nordeste.

“Temos à nossa frente um período turbulento. Espero que, com serenidade e sabedoria, encontremos soluções e superemos desafios. A Justiça Eleitoral está sob ataque. A democracia está ameaçada. A sociedade constitucional está em alerta. Impende, no cumprimento dos deveres inerentes à legalidade constitucional, defender a Justiça Eleitoral, a democracia e o processo eleitoral”, disse Fachin.

Eis a íntegra do discurso (282 KB).

De acordo com o ministro, a principal preocupação do TSE é garantir a segurança do processo eleitoral. Também afirmou esperar que, “com serenidade”, sejam encontradas soluções para que “superemos os desafios”.

“Os deveres nos chamam hoje, mais do que nunca, para dissipar o flerte com o retrocesso e assegurar que a institucionalidade prevaleça sobre a ordem de coisas inconstitucional. Trata-se, obviamente, de uma nobre missão, cujo sucesso depende de um esforço de trabalho conjunto”, disse.

Embora o temor de ataques ocorra em todos os anos de eleição, técnicos da Corte acreditam que a Justiça Eleitoral está entre os alvos prioritários de hackers em 2022, o que poderia comprometer, por exemplo, a velocidade da contagem de votos.

“Há riscos de ataques cibernéticos ao TSE de diversas origens, inclusive favorecidos por nações”, disse Fachin em entrevista à Veja. “A Rússia é um exemplo dessas procedências e tem relutado em sancionar os cibercriminosos”, prosseguiu.

Poder360