O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou dois alertas de chuvas fortes em 45 cidades do Rio Grande do Norte deste sábado (30) até 10h do domingo (1º).Um dos alertas atinge 43 cidades, sendo de chuva de perigo potencial, o primeiro numa escala de três do órgão. Para Tibau e Grossos foi emitido o alerta laranja.

Níveis de chuvas

Perigo potencial (amarelo) – Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.

Perigo (laranja) – Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autotidades.

Grande perigo – Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

De acordo com o Inmet, nesse tipo de alerta as chuvas são entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o segundo alerta tem o grau de severidade de perigo, o segundo na escala de três, e atinge cinco cidades, sendo três que também já constam no outro alerta (Mossoró, Baraúna e Areia Branca), além de Grossos e Tibau.

As chuvas neste tipo de alerta podem atingir de 50 a 100 milímetros por dia, com ventos entre 60 e 100 km/h.

O órgão instrui, nesses casos, que, em casos de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Veja cidades:Assú
Afonso Bezerra
Alto do Rodrigues
Angicos
Apodi
Areia Branca (alerta de perigo)
Baraúna (alerta de perigo)
Caiçara do Norte
Caraúbas
Carnaubais
Doutor Severiano
Encanto
Felipe Guerra
Francisco Dantas
Galinhos
Governador Dix-Sept Rosado
Guamaré
Ipanguaçu
Itaú
Jandaíra
João Câmara
Lajes
Macau
Mossoró (alerta de perigo)
Parazinho
Pau dos Ferros
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pendências
Porto do Mangue
Pureza
Riacho da Cruz
Rio do Fogo
Rodolfo Fernandes
São bento do Norte
São Francisco do Oeste
São Miguel do Gostoso
Serra do Mel
Severiano Melo
Taboleiro Grande
Touros
Upanema
Tibau (alerta de perigo)
Grossos (alerta de perigo)

G1RN