O PT oficializou nesta quarta-feira uma aliança com Geddel Vieira Lima e seu irmão, Lúcio, para a eleição ao governo do estado da Bahia neste ano. Com isso, Geddel e Lula devem estar juntos nos palanques do principal colégio eleitoral do Nordeste.O próprio Lula deve referendar a aliança em evento com os irmãos Lima nesta quinta-feira. Em troca do apoio ao candidato petista do governo do estado, Jerônimo Rodrigues, os irmãos Vieira Lima indicaram o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior.

Do ponto de vista do emedebista, que deixou a penitenciária há dois anos, é uma volta por cima na política. É, também, um revés para ACM Neto (União Brasil), que está na liderança das pesquisas, e contava com o apoio do MDB.

Geddel, que já foi ministro da Integração do governo Lula, cumpria pena por lavagem de dinheiro em 2017, quando a polícia encontrou R$ 51 milhões em notas em um apartamento dele em Salvador. Em julho do ano passado, ele conseguiu uma liminar para cumprir o restante da pena de 14 anos em casa, com tornozeleira eletrônica.

O irmão, ex-deputado Lucio Vieira Lima, também foi condenado por lavagem de dinheiro. Geddel anunciou a aliança num evento na sede do MDB em Salvador nesta tarde junto com os senadores Jacques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD), que vai ser candidato ao Senado. RP