Foto: Ilustrativa/Banco de imagens/Governo do Brasil

Os resultados do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 1º semestre de 2022 serão divulgados nesta sexta-feira (18), no portal do programa, segundo o Ministério da Educação (MEC).A princípio, pelo edital, a lista de convocados teria sido publicada em 15 de março.

Mas o MEC afirmou que, por causa de interrupções pontuais no sistema eletrônico do Fies, o cronograma sofreu modificações: as inscrições foram reabertas por 24 horas no próprio dia 15, e os resultados passaram para 18 de março.

Por meio do Fies, é possível usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pleitear um financiamento das mensalidades de uma instituição de ensino privada.

Atenção: diferentemente do Prouni, o programa não oferece bolsas de estudos, e sim um “empréstimo”. Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.

Além da nota do Enem, o sistema do Fies também considera a seguinte ordem de prioridade ao selecionar os alunos aprovados:

I – Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e que nunca tenham se vinculado ao Fies.

II – Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil (com todas as dívidas pagas).

III – Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo Fies.

IV – Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, por meio do Fies, com as dívidas pagas.

Quem ainda tiver débitos no programa não poderá se inscrever.

g1/Tudo Sobre