Snipers americanos durante treinamento na base aérea do Campo Qayyara, no Iraque — Foto: Ahmad A–Rubaye/AFP/Arquivo


Wali, como é conhecido, ficou famoso após abater um alvo do Estado Islâmico a 3,5km de distância durante combate no Iraque.Um dos atiradores de elite mais conhecidos do mundo chegou ao território ucraniano nesta quarta-feira (9) para ajudar no combate à invasão russa. Wali, como ficou conhecido durante suas operações, se tornou destaque mundial após abater um alvo do Estado Islâmico a 3,5 km de distância no combate do Iraque, em 2017.

Ele é um dos principais combatentes da sua posição nas Forças Armadas do Canadá. Anteriormente participou de missões no Afeganistão e Iraque.

“Zelensky me disse que eles precisavam de um franco-atirador. É como um bombeiro que ouviu o alarme tocando. Eu tive que ir”, disse o militar ao portal “La Presse”.

Tiro à distância

Em 2017, no Afeganistão, Wali efetuou um disparo fatal que, naquele momento, ficou registrado como o mais longo da história do mundo militar (3,5km).

Na ocasião, para evitar um bombardeio em uma área com presença de civis, as Forças Armadas Canadenses optaram pela atividade de atiradores de elite.

Cpom informações do G1.