Realizado nesta quarta-feira (09), o 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição 2021-2024 definiu as prioridades para a garantia dos direitos da criança e do adolescente de Governador Dix-Sept Rosado.
O evento foi sediado na Câmara Municipal de Vereadores e reuniu a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social Lorenna Evangelista; os secretários municipais Elvis Andrade (Chefe de Gabinete), Kaká Silveira (Administração), Isabela Rodrigues (Educação), Juliana Freitas (Saúde) e Ramon Martins (Juventude, Cultura e Desporto); dos vereadores Luara Fagundes (presidente da Câmara) e Adonias Melo; profissionais das áreas de assistência social, educação e saúde, além de representantes da sociedade em geral.
O 1° Fórum Comunitário contou com apresentações culturais de dança, com o grupo Anjos da Rua, e de flauta, com o adolescente João Pedro, além de palestra de Claudia Leitão, assistente social e assessora técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Na oportunidade foram formados oitos grupos de trabalho, dividido por eixos sistêmicos, no qual cada um visava discutir estratégias voltadas para o desenvolvimento na primeira infância, educação e saúde de qualidade para todas as crianças e adolescentes e oportunidades de trabalho e de formação profissional para adolescentes.
Ainda foi apresentada a articuladora local do Selo Unicef, a pedagoga Ana Jessica Alves Pio.
Lorenna Evangelista trouxe em sua fala a imensa satisfação de fazer parte do projeto, buscar a conquista do Selo Unicef e destacou ainda o desafio que a gestão municipal assumiu ao fazer adesão ao Selo. “Temos muito trabalho pela frente para melhorar os indicadores do nosso município. Mas acredito que todos, com o apoio de Dr. Artur, estarão empenhados em dar e fazer o melhor durante toda essa caminhada até 2024”, declarou.
A primeira-dama e secretária também ressaltou que não se trata apenas de buscar a certificação do Selo Unicef, mas sim de melhorar a vida das pessoas. “Quero desde já me colocar à disposição de toda a comissão intersetorial para que juntos possamos avançar nas políticas públicas voltadas para nossas crianças e adolescentes e alcançarmos o nosso objetivo”, acrescentou.
O evento foi realizado pela Comissão Intersetorial do Selo Unicef, formada por representantes das secretarias municipais de Assistência Social, de Saúde, de Educação, integrantes do NUCA e Conselho Tutelar.