Foto: Getty Images

Uma pesquisa divulgada pela revista científica British Medical Journal nessa quarta-feira (16), concluiu que pessoas que se recuperaram da Covid-19 têm mais probabilidade de desenvolver algum problema de saúde mental. Doenças como como ansiedade e depressão, além de pensamentos suicidas, têm 60% mais chance de ocorrer nos recuperados.

O estudo coordenado pela Universidade Washington em St. Louis, nos Estados Unidos aponta que mesmo quem não foi internado por causa do SARS-CoV-2 pode desenvolver o problema nas semanas ou meses após a recuperação da fase crítica da doença. Foi observada também uma mudança no consumo de tabaco, álcool, drogas, além de distúrbios cognitivos e alteração no sono.

De modo geral, a pesquisa conclui que as pessoas que contraíram o coronavírus tinham 60% mais chance de desenvolver problemas de saúde mental em relação aos não infectados. Essa estimativa foi definida a partir da comparação com os grupos de controle que não contraíram a doença.

Uso de antidepressivos e ansiolíticos

Em relação a eles, as pessoas infectadas foram 35% mais propensas a ter transtornos de ansiedade e quase 40% a sofrer de depressão ou transtornos relacionados ao humor e ao stress. Além disso, houve um aumento de 55% no uso de antidepressivos e 65% na utilização de ansiolíticos.

Dos voluntários avaliados, 41% desenvolveram distúrbios do sono, 80% começaram a manifestar o que se conhece como névoa cerebral – caracterizada por esquecimento, confusão, falta de concentração – e 46% passaram a ter pensamentos suicidas.

Uso de drogas

Ainda conforme apontou a pesquisa, os pacientes recuperados da Covid-19 também possuem 34% mais chances de desenvolver transtornos pelo uso de tabaco e 20% de chance pelo uso de álcool ou drogas ilícitas. Esses resultados sugerem que há uma correlação entre a Covid-19 e os transtornos mentais.

Para essa análise, os pesquisadores utilizaram registros de um banco de dados operado pelo maior sistema integrado de saúde dos Estados Unidos. A análise incluiu quase 154 mil pacientes que testaram positivo para a Covid-19, entre março de 2020 e janeiro de 2021 e outro banco de dados com 11 milhões de pessoas que não contraíram a doença.

Onde conseguir ajuda?

Especialistas em saúde mental reforçam a necessidade de busca por ajuda em momentos difíceis, já que todos nós estamos sujeitos a enfrentar questões que nos atordoam e causam sofrimento. Por isso, a mensagem é: você não está sozinho (a).

Ligações para o CVV (Centro de Valorização da Vida) são gratuitas em todo o país. Por meio do telefone 188, pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou que correm risco de cometer suicídio conversam com voluntários da instituição e são aconselhados. A assistência também é prestada pessoalmente, por e-mail ou chat.

Além do CVV, também existem no Brasil os Caps (Centros de Atenção Psicossocial). Trata-se de um serviço aberto constituído por uma equipe multiprofissional, que atua interdisciplinarmente no atendimento a pessoas com sofrimento ou transtorno mental.

BHAZ