Com a desistência do deputado estadual Souza Neto de disputar a reeleição em 2022,o maior beneficiado é o pré candidato a deputado estadual Renan Melo ( Brasil 35).

O vácuo que fica na região da Costa Branca e Vale do Açu,  por essa importante liderança ( Souza Neto-PSB) faz com que o eleitorado busque novas alternativas para ter um filho da região na Assembléia Legislativa potiguar.

O contexto político favorece essa  importante reflexão dos eleitores. Renan tem esse perfil de fazer a substituição de representatividade local, pois sua origem popular fortalece a indentidade. O deputado estadual Souza Neto-PSB já dia dessa região com uma força expressiva de votos, sua saída abre caminho pra muitos nomes conquistar esses votos, principalmente os filhos da região.

Quem não tem gostado muito são os grupos políticos dominadores da região que não tem engolido uma pessoa de origem popular crescer tanto, galgando vôos altos, como o exemplo de muitos políticos. O vale do Açu tem um histórico de políticas acirradas, pra se ser uma ideia em 2020, a diferença nas eleições foi de apenas 5 votos. São essas pequenas diferenças que fazem a história mudar.

Renan Melo está no partido Brasil 35, e vem embalando o ritmo para as eleições que se aproxima. Com um grupo formado por nomes pequenos, com reais chances de vitória, se ele alcançar os 10% (Algo entorno de 7 ou 8 mil votos)do quociente eleitoral de 2022, estará forte na competição rumo a ALERN.

Assim o gigante do Alto do Rodrigues-RN vem conseguindo expandir sua área de influência na região para 2022.