Na fim da manhã desta quinta-feira (06), o prefeito de São Paulo (SP), Ricardo Nunes (MDB), anunciou o cancelamento do Carnaval de rua da capital por causa do avanço da Covid-19 na cidade, após a chegada da variante Ômicron.Apesar do cancelamento, Nunes manteve os desfiles das escolas de samba de SP no Sambódromo do Anhembi, que devem acontecer nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro.

Entretanto, os desfiles só poderão ocorrer se a Liga aceitar os protocolos sanitários.“Por conta da situação epidemiológica está cancelado o Carnaval de Rua de SP. Nós vamos sentar com a Liga das Escolas de Samba para combinar um protocolo para a realização dos desfiles no sambódromo. Caso eles aceitem os protocolos, os desfiles serão mantidos”, disse o prefeito.

A solução é similar a anunciada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que manteve os desfiles na Marquês de Sapucaí, mas cancelou a saída dos blocos de rua na capital fluminense.

A decisão do prefeito da capital paulista aconteceu após uma reunião com representantes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que apresentaram um estudo sobre o comportamento da Covid-19 na cidade nos últimos meses.

A partir do estudo, Nunes decidiu cancelar os festejos de rua na cidade.

Os dados mostram o crescimento da contaminação por Covid-19. De acordo com dados da Vigilância municipal, a cidade já pode registrar um número de casos da doença maior do que o da segunda onda, em 2021.