Vice-presidente da extinta CPI da Covid-19 brincou com os jantares feitos pelo G7 para definir estratégias do colegiado

Líder da oposição no Senado Federal, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou, em entrevista ao programa Achismos, que o colega senador Romário (PL-RJ) tem o costume de promover festas na casa dele em Brasília. O senador amapaense, no entanto, negou ter comparecido a um dos eventos.
“Romário é muito bacana, faz festas na casa dele, mas ainda não fui”, disse o parlamentar ao humorista Maurício Meireles.

Randolfe também comentou sobre os trabalhos realizados no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. O senador lembrou dos encontros do grupo majoritário do colegiado, o chamado G7, no apartamento funcional do presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM).

Segundo o senador da Rede, os encontros ocorriam às segundas-feiras sempre com o anfitrião oferecendo bacalhoada aos convidados. “O que nós fazíamos: chegávamos na segunda e tinha o bacalhau do Omar. Era um encontro para definir a estratégia da semana”, explica.

“A primeira segunda foi bacana [o bacalhau], na segunda continuou bacana, na terceira segunda-feira… Na quarta segunda… Foram três meses de bacalhau do Omar, até que a gente prorrogou a CPI e teve mais seis meses de bacalhau”, brincou o senador.

Ao fim dos trabalhos, o relator do colegiado, senador Renan Calheiros (MDB-AL), apresentou relatório em que pede o indiciamento de 78 pessoas e duas empresas, incluindo o presidente Jair Bolsonaro (PL), por nove crimes. O documento foi aprovado por 7 votos a 4.

Entre os alvos dos pedidos de punição estão o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e os filhos Flávio (Patriota-RJ), Carlos (Republicanos-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), além dos ministros Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União), Onyx Lorenzoni (Cidadania), Walter Braga Neto (Defesa) e Marcelo Queiroga (Saúde).

Também fazem parte da lista de sugestão de indiciamento os ex-ministros Eduardo Pazuello (Saúde) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores), além do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), influenciadores bolsonaristas e duas empresas – Prevent Senior e VTCLog.

Fonte: Metrópoles
Foto: Marcos Oliveira