Foto: – Ronen Zvulun/Reuters

A indiana Harnaaz Sandhu, 21, conquistou na noite deste domingo (12) o título de Miss Universo 2021. A modelo tornou-se assim a terceira representante de seu país a realizar o feito, e quebrou um jejum de 21 anos desde a última eleita. Antes dela, venceram o concurso suas conterrâneas Lara Dutta, no ano 2000, e Sushmita Sen, em 1994.



Em segundo e terceiro lugares na classificação ficaram as misses Paraguai, Nadia Ferreira, 22, e África do Sul, Lalela Mswane, 24, respectivamente. No grupo das cinco finalistas estavam também as representantes de Colômbia, Valeria Ayos, 27, e Filipinas, Beatrice Gomez, 26. Completaram o Top 10 as misses Aruba, Bahamas, Estados Unidos, França e Porto Rico (confira a classificação ao final do texto).

A Miss Brasil, a cearense Teresa Santos, 23, não entrou no grupo das 16 semifinalistas e foi eliminada logo no início. Esta é a primeira vez em uma década que a representante brasileira fica de fora do primeiro corte. A última vez que o Brasil tinha ficado de fora do primeiro corte foi em 2010, com a mineira Débora Lyra.

Vale lembrar que a gaúcha Julia Gama, 28, ficou em segundo lugar e tornou-se vice Miss Universo na última coroação. As únicas brasileiras a vencer o concurso foram a baiana Martha Vasconcellos, em 1968, e antes dela a também gaúcha Ieda Maria Vargas, em 1963.

Especialistas consultados pelo F5 acertaram quando apostaram que a Miss Índia podia ser uma das vencedoras deste ano. Segundo eles, a miss era uma das mais bem preparadas e de beleza impactante entre as 80 candidatas.

O Miss Universo é considerado uma das mais importantes competições de beleza do planeta ao lado do Miss Mundo. Assim como nas últimas edições, o formato segue desgastado e demodè, mas ainda assim atrai uma legião de telespectadores.

F5 Folha/UOL