Foto: Gustavo Moreno

O ministro do Turismo, Gilson Machado, criticou neste sábado (20/11), pelo Twitter, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela viagem realizada por países da Europa. O ministro, que esteve com Bolsonaro no giro de seis dias pelo Oriente Médio na última semana, afirmou que o governo está “dando o sangue” para reconstruir a imagem do Brasil, mas Lula difama o país no exterior.

Gilson, então, xingou o ex-presidente de “cabra safado, ex-presidiário e cachaceiro”.



Lula fez um tour pela Alemanha, Bélgica, França e Espanha. Ele também reuniu-se com Olaf Scholz, futuro chanceler alemão.

Na quarta-feira (17/11), Lula foi recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Elysée, residência oficial do mandatário francês, com protocolo de chefe de Estado. O encontro marcou posição ante o presidente Bolsonaro, que é desafeto político de Macron, em um momento em que as relações entre Brasil e França estão estremecidas.

Na sexta-feira (19/11), o petista se reuniu com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, no Palácio de Moncloa, em Madri, sede do governo.

Metrópoles