Foto: Eduardo Maia / ALRN

O presidente da CPI da Covid no Rio Grande do Norte, deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), afirmou que o empresário Paulo de Tarso Carlos, da Biogeoenery, que foi ouvido em sessão secreta da CPI nesta quarta-feira (10), trouxe “informações de muita gravidade” e topou colaborar com a investigação sobre a compra frustrada de respiradores pelo Consórcio Nordeste.“Terminou agora a sessão secreta da CPI com o senhor Paulo de Tarso, dono da Biogeoenery. Ele solicitou sessão secreta – inclusive, as informações são sigilosas – para fazer uma colaboração junto à CPI que trouxe elementos importantes, que envolvem agentes públicos de fora do Rio Grande do Norte, que vamos tentar validar com outras documentações que nós temos. As informações trazidas são de muita gravidade”, disse Kelps.

Paulo de Tarso é investigado pela CPI no caso dos respiradores comprados pelo Consórcio Nordeste. A empresa dele foi contratada pela Hempcare – esta sim contratada pelo consórcio – para fornecer respiradores aos estados do Nordeste no auge da pandemia da Covid-19. Até hoje os equipamentos não foram entregues e o dinheiro não foi devolvido aos estados. O Rio Grande do Norte teve um prejuízo de quase R$ 5 milhões.

Quando a Operação Ragnarok, que apura possíveis irregularidades na compra de respiradores, foi deflagrada no ano passado, Paulo de Tarso afirmou que recebeu parte do dinheiro para fabricar os respiradores, mas que os equipamentos não foram aceitos pelos estados. Ele disse não ter como devolver o recurso porque usou no processo de fabricação das peças.

Segundo Kelps, o empresário topou colaborar com as investigações trazendo informações novas. “Será marcada audiência com o procurador-geral da República onde o senhor Paulo de Tarso se comprometeu a dar novas informações. Para realização da sessão, isolamos uma parte da Assembleia Legislativa para que ninguém tivesse acesso aos depoimentos, exceto os deputados e procuradores”, afirmou o presidente da CPI.

De acordo com o deputado, após prestar depoimento na Assembleia, Paulo de Tarso saiu escoltado pela segurança da Casa e foi levado até um local seguro antes de embarcar para o seu destino de origem.

98FM