ASSECOM/ALRN

Os problemas enfrentados pela saúde pública no Estado pautaram os debates entre os líderes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, durante sessão plenária realizada nesta quarta-feira (10). Os deputados estaduais Cristiane Dantas (SDD), Nelter Queiros (MDB) e Getúlio Rêgo (DEM), abordaram o tema após mais um vídeo viralizar nas redes sociais com um paciente chorando de dor e deixando o Hospital Walfredo Gurgel, onde teria tido o atendimento negado. No último final de semana, outro vídeo ganhou repercussão com um senhor relatando sintomas de infarto, chegando a falecer horas depois.“Mais um paciente que chega com muita dor no Walfredo Gurgel, clama por atendimento e é negado. População quer atendimento digno, o mínimo que o SUS pode oferecer. Essa é uma gestão desastrosa. Há um caos na saúde. São dívidas que se acumulam com médicos, anestesistas, empresas terceirizadas, fornecedores de insumos e medicamentos, com hospitais privados, repasses aos municípios, com as cirurgias eletivas”, disse a deputada Cristiane Dantas.

Segundo a parlamentar, “pessoas estão morrendo, há anos esperando por cirurgias, e o dinheiro está ouvindo a conversa. Precisa de gestão. Mais de R$ 130 milhões estão nas contas da Saúde. Por que o dinheiro não é usado? Não dá para entender. Queremos que Governo do Estado tome providências urgentes e necessárias”.

Já o deputado Nelter Queiroz chegou até mesmo a solicitar uma intervenção federal na saúde pública do Estado. “O vídeo com homem chorando com dor saindo do Walfredo é lamentável”, afirma. Para o emedebista, a governadora Fátima Bezerra (PT) deveria exonerar o secretário estadual de Saúde Pública, Cipriano Maia, que “não tem competência nem pulso para comandar a pasta”.

“Solicito intervenção no Governo do Estado, que abandonou a classe mais sofrida. O povo está morrendo. As filas estão aumentando, os exames não existem. Está um caos total na saúde pública do Estado. O povo está morrendo à míngua. Essa é a realidade. O povo não sabe o que foi feito com o dinheiro que o Governo Federal enviou”, disse Nelter.

O último a abordar o tema foi o deputado estadual Getúlio Rêgo, que destacou a greve iniciada pelos anestesiologistas desde 1º de novembro. “Essa greve repercute na vida das pessoas, na manutenção da vida. São pacientes que vêm de todo o RN, com procedimentos agendados, e quando chegam, têm que retornar sem que procedimento seja atendido por falta de pagamento dos profissionais. Isso é um absurdo, uma vergonha”, disse o democrata. Para o parlamentar, “o governo tem que acordar da letargia e sonolência administrativa quando se trata da vida das pessoas. Não dá para tolerar lentidão governamental.

Quem também se pronunciou no horário das lideranças foi o deputado estadual Hermano Morais (PSB), que levantou o debate em torno da importância da missão internacional enviada pelo Governo do RN para buscar parcerias na Europa. O parlamentar destacou a força do Estado na área das energias renováveis, um dos temais em debate no mundo diante da 26ª Conferência das Nações Unidas.

“O RN é um estado pequeno do país, mas com potencial enorme seja do subsolo com a produção mineral, seja na produção de energia. O Brasil passa por grave crise energética. Estamos com a maior seca registrada em quase 90 anos e isso reflete na economia com a energia mais cara. O RN tem dado sua contribuição como produtor de energia limpa, para reduzir a poluição e garantir o desenvolvimento de forma sustentável”, disse.

Já o deputado estado Ubaldo Fernandes (PL) cobrou maior celeridade por parte do Governo do Estado para viabilizar a perfuração e instalação de poços no interior do Estado, com o objetivo de combater os efeitos da seca. “A população tem nos cobrado a abertura de poços e o Governo tem buscado atender, mas de forma muito morosa, com ações pequenas para a dimensão da crise hídrica do Estado”, disse.

Via: Blog de Daltro