Assuntos relacionados a pequenos comerciantes do interior pautaram o pronunciamento do deputado estadual Nelter Queiroz (MDB), nesta terça-feira (5), durante horário destinado aos líderes partidários na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O parlamentar atendeu apelo feito por diversos comerciantes do Seridó sobre operação realizada pelo setor de arrecadação, da Secretaria de Tributação do Estado (SET), que considerou perseguição aos pequenos produtores e comerciantes de várias cidades.

“Desde ontem [segunda-feira, 4] a Secretaria Estadual de Tributação destinou 13 veículos com agentes do fisco para prejudicar os pequenos comerciantes do Seridó”, denunciou Queiroz, indignado com a governadora Fátima Bezerra que já persegue proprietários de motocicletas no interior do Estado.

Segundo informações repassadas ao deputado, os agentes do fisco estadual estavam parando carros de comerciantes dentro e fora das cidades, num verdadeiro ato de perseguição aos comerciantes mais humildes de Acari, Jardim de piranhas, Jucurutu e Caicó dentre outros municípios, que levam carne e queijo para comercialização nas cidades polo do interior e na capital do Estado.

“A governadora Fátima esqueceu que esses comerciantes simples, que trabalham e geram emprego, não são marginais. Isso é perseguição de um governo perverso e carrasco da governadora Fátima Bezerra, ex-origem popular”, destacou o parlamentar, lembrando que operações do tipo não são realizadas para prender marginais e que quando um comerciante é prejudicado quem sofre primeiro as consequências são seus funcionários.

De acordo ainda com o pronunciamento do deputado, o governo quer tirar o prejuízo dos benefícios dados aos grandes cobrando dos pequenos. “Eu soube que os fiscais chegavam a dizer que tinham o poder de polícia e pediam para que fosse mostrada a carteira de motorista dos comerciantes”, acrescentou Nelter Queiroz.

PESAR

Ao final de seu pronunciamento, Nelter Queiroz emitiu voto de pesar pelo falecimento da senhora Marli Alice, de 58 anos, vitimada de acidente automobilístico no último sábado (2), ocorrido na RN-041, entre o município de Santana do Matos e BR-304.

Na ocasião, o parlamentar apontou que há dois anos cobra a recuperação de trecho da RN-041, entre Santana do Matos e BR-304, e que se o pleito já tivesse sido atendido, possivelmente, o acidente teria sido evitado.

Marli Alice era mãe da empresa do ramo têxtil, Anny Fabíola e sogra do vice-prefeito de São José do Seridó, Ricardo Medeiros. RP