Três irmãos que decidiram não tomar a vacina contra a covid morreram em decorrência da doença em um intervalo de apenas oito dias. Deneci Carboni Pedro, de 51 anos, morreu ontem após 21 dias internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Seus irmãos Valdir e Denilde Carboni Pedro, de 49 e 52 anos, morreram no dia 13 de setembro. Os três são naturais da cidade de São João do Sul, no sul de Santa Catarina."Elas [Deneci e Denilde] não quiseram a vacina por falta de informação, falta de divulgação dos motivos para tomar. Como tinham diabetes, elas tinham medo de tomar e complicar a saúde delas", explicou Altair Carboni Pedro, de 55 anos, em entrevista ao UOL. Ele disse que o irmão Valdir não tomou a vacina, pois precisava trabalhar: "Ele, inclusive, foi o primeiro a falecer".

Os três irmãos, que moravam muito próximos, na Vila de Santa Catarina, comunidade rural de São João do Sul (SC), se infectaram junto a ao menos outros 12 familiares, disse Altair. No final de agosto, eles já estavam internados, sendo transferidos para UTIs de um hospital da cidade de Sombrio (SC).

"Essas pessoas não fizeram a [imunização da] vacina. Eles escolheram. [...] Então foram contaminadas. Não só eles, mas outras pessoas da família também", disse ao UOL, Rejane Elíbio, secretária municipal de saúde em São João do Sul (SC)."

Último a ser internado, Valdir foi o primeiro a vir a óbito, às 5h da manhã de 13 de setembro. Denilde morreu às 14h30, enquanto a família se preparava para sepultar o irmão dela. Ao contrário dos filhos, o pai, de 86 anos, e a mãe, de 81, já estavam imunizados. "Eles tiveram covid na mesma época, porém eles eram vacinados", ressalta Altair, acrescentando que eles estão bem agora.

>>>> LEIA MATÉRIA COMPLETA AQUI

Fonte: Caio Santana/UOL
Foto: Reprodução/ Facebook/ Arquivo pessoal