Foto: Everton Dantas

Ambulantes em vários lugares de Natal estão comercializando bandeiras, máscaras, camisas e outros itens alusivos a manifestação programada para o feriado da Independência do Brasil, neste dia 07 de setembro. Em Ponta Negra, comerciantes afirmam ter vendido mais de 1.000 itens só nesta segunda-feira (06).As bandeiras e camisas variam entre R$ 10 e 70 e a procura tem sido intensa nos últimos dias, segundo os ambulantes. “Só hoje vendi umas 300 bandeiras dessa grande. A procura está grande”, comenta Natanael Peres, 32 anos. Ele conta que começou a vender itens especificamente nesta segunda-feira. Normalmente, ele trabalha com venda de camisas de times de futebol e acessórios para carros.

Quem também está vendendo os itens é o parnamirinense João Maria da Silva Junior, 26 anos. Pai de dois filhos, ele conta que teve “visão empreendedora” e começou a comercializar os materiais desde o dia 01º de setembro. “Sempre fui empreendedor. Não tô do lado nem da direita nem da esquerda, tô do lado pra arrumar minha feira, do dinheiro”, explica. A estimativa dele é que, só de bandeiras pequenas de carros vendeu cerca de 1.000 itens.

Além das bandeiras, os comerciantes estão vendendo máscaras, bandeiras do Brasil e mantas alusivas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Alguns se dividem entre vendas de morangos, frutas e os itens nacionalistas. Na capital potiguar, a manifestação está marcada para acontecer nesta terça-feira (07), a partir das 9h no Centro de Convenções, zona Leste de Natal. Posteriormente, a ideia é uma passeata/motociata em direção à Praça Pedro Velho.

De acordo com Carlos Reny Araújo, um dos coordenadores e organizadores da ação, a expectativa é reunir pelo menos 20 mil pessoas. Segundo ele, há pessoas de 15 cidades confirmadas para o ato nesta terça em Natal. Há outros pontos de venda de bandeiras em Candelária e também na Avenida Roberto Freire. Todos os vendedores aceitam diversas formas de pagamento, incluindo Pix, cartão de crédito, transferência bancária e até emissão de boleto.

Tribuna do Norte