O deputado Boca Aberta (PROS-PR) protagonizou um episódio de intimidação e ameaças ao deputado Alexandre Leite (DEM-SP) na manhã desta quarta-feira (15) na Câmara dos Deputados.

Leite é o relator do processo de cassação do deputado Boca Aberta no Conselho de Ética da Casa que seria votado nesta manhã, mas o relator pediu a retirada do processo da pauta porque o parlamentar já foi cassado no Superior Tribunal Eleitoral (TSE).

Em um vídeo gravado pela assessoria de Alexandre Leite, o deputado Boca Aberta aparece perseguindo o relator nos corredores da Câmara chamando-o de "vagabundo" e "cafajeste". Nas imagens, a polícia da Casa tenta segurar várias vezes o deputado Boca Aberta. "Eu sou deputado, você vai fazer o que?", diz Boca Aberta.

Com o requerimento de Alexandre Leite pedindo a retirada de pauta aprovado no Conselho hoje, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-SE), precisa ler a decisão do TSE em plenário. Até a leitura de Lira, Boca Aberta continua com o mandato de deputado. "Boa sorte, hein. Mas eu vou falar no plenário grande hoje, 5 minutos do partido. Aguarde e veja no seu gabinete", disse o deputado Boca Aberta se referindo a Alexandre Leite na reunião do Conselho desta manhã.

Como relator, Alexandre Leite pediu a cassação do deputado em agosto, mas dois dias depois, o TSE proferiu a decisão.

"O requerimento de retirada de pauta se justifica justamente pela recente decisão do TSE em determinar a cassação do diploma do representado. Então, o processo corre em âmbito administrativo já na Corregedoria da Casa e deverá ser determinado pela Mesa", disse Alexandre Leite. "Então, qualquer discussão aqui se torna inócua, 'inobjetiva', e sem objeto. Nós só vamos abrir espaço aqui para um debate acalorado", emendou o deputado.

Fonte: Congresso em Foco
Foto: Reprodução