A comitiva brasileira visita o memorial do 11 de Setembro, em Nova York, na terça-feira(21). Foto: Isac Nóbrega/PR

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que todos os integrantes da comitiva do presidente Jair Bolsonaro que tiveram contato com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, adotem medida de isolamento social, permanecendo em quarentena assim que retornarem ao Brasil. Por conta de Queiroga ter sido diagnosticado com Covid-19 em exame feito nos Estados Unidos, a Anvisa remeteu um ofício nesta madrugada à Casa Civil dando as orientações sanitárias que seguem as medidas protetivas no caso da pandemia. A recomendação da Anvisa também deve ser aplicada ao presidente Jair Bolsonaro.

Nesta terça-feira, Queiroga acompanhou Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU, onde se encontraram com o presidente polonês, Andrzej Duda, e com o secretário-geral da ONU, António Guterres. Depois, compareceu a um evento da Organização Pan-Americana da Saúde. E, por fim, visitou o Memorial do 11 de Setembro com o presidente Bolsonaro e a primeira-dama, além de vários outros ministros.

Segundo a Anvisa, as medidas de isolamento devem ser seguidas por todos que tiveram contato com o ministro durante a viagem a Nova York. O caso de Queiroga é o segundo confirmado na comitiva brasileira que viajou aos Estados Unidos. Na segunda-feira, foi divulgado que um integrante da equipe de preparação da visita, cujo nome não foi revelado, testou positivo.

O órgão ainda estabelece uma série de regras que devem ser seguidas pela comitiva brasileira que esteve na ONU.

Veja abaixo as recomendações da Anvisa para a comitiva:

Desembarquem no Brasil de forma a expor o mínimo possível ambientes e pessoas;

Cumpram o período de isolamento de 14 dias após o último dia de contato com o caso confirmado de Covid-19, conforme o Guia de Vigilância Epidemiológica para Covid-19

Cumpram isolamento na cidade de desembarque no Brasil, evitando novos deslocamentos até que tenham ultrapassado o período de transmissibilidade do vírus;

Sejam novamente testados em solo brasileiro.

Adicionalmente, após do desembarque da comitiva brasileira, a Anvisa propõe que seja realizada a limpeza e desinfecção da aeronave conforme os protocolos de higienização.

Com informações do O Globo/CNN Brasil