Conhecido por personagens emblemáticos no teatro e televisão, com o papel de 'doutor Victor', no Castelo Ra-Tim-Bum, da TV Cultura.
Morreu à 1h30 da manhã desta 6ªfeira (03.set), o ator Sérgio Mamberti, 82 anos. Ele estava internado desde dia 25 de agosto, no hospital da rede Prevent Sênior, na zona leste de São Paulo, para tratar de uma infecção pulmonar. A informação foi confirmada pelo filho, Carlos Mamberti ao SBT News.Ele estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede hospitalar desde o dia 25 de agosto.Mamberti apresentava estado de saúde estável, até a última 5ªfeira (02.set). E, de acordo com Carlos, estava previsto que seu pai deveria sair da intubação e voltar para casa em breve. Ele estava intubado e faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos.

Somente neste ano, o ator já tinha sido internado três vezes. A última vez foi em julho, por conta de uma pneumonia, quando Mamberti passou 15 dias em uma UTI, se recuperou e teve alta.

Carreira com personagens marcantes

Sérgio Mamberti nasceu em Santos e formou-se na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo. Foi do grupo de teatro Decisão junto com Plínio Marcos e participou da peça "O Balcão", que lhe garantiu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo como melhor ator coadjuvante.


Ao lado do irmão Claudio Mamberti participou de inúmeras peças de teatro ao lado de Beatriz Segall, Regina Duarte e Paulo José.

Nos anos 80 estreou na televisão. Foi no final dos anos 90, no entanto, que viveu um de seus personagens mais marcantes, Eugênio, um mordomo homossexual na novela "Vale Tudo" de Gilberto Braga. Também neste período, fez Dr. Victor do programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura.

Mamberti foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e ocupou diversos cargos dentro do Ministério da Cultura no governo Lula: foi secretário de música e artes cênicas, secretário da diversidade cultural, presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e secretário de Políticas Culturais.

Ainda não há informações sobre o velório do ator, que deixa 3 filhos: Duda Mamberti, Carlos e Fabrizio.

Fonte: SBT
Fotos: Instagram @sergiomamberti e Divulgação