Como o blogue do Xerife alertou em post mais abaixo a ex-diretora do Hospital Regional do Seridó em Caicó (RN), Maura Vanessa Silva Sobreira, Secretária-Adjunta e Gilsandra de Lira Fernandes, coordenadora de Operações de Hospitais e Unidades de Referência, da Secretaria Estadual de Saúde Pública – SESAP, foram afastadas de suas funções através de medidas cautelares de afastamento do cargo público, expedidas pela Justiça Federal no Rio Grande do Norte (RN).A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União amanheceram ontem (25) na porta da Sesap ontem para dar cumprimento à Operação Lectus, que tem como objetivo apurar fraudes em dispensas de licitações, peculato, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro.

Na ocasião foram cumpridas as duas medidas cautelares de afastamento do cargo público das servidoras. As ordens foram expedidas pela 14ª Vara Federal – Seção Judiciária do Rio Grande do Norte (RN).

A operação apura irregularidades na contratação de empresa para implantação de leitos de UTI no Hospital da PM e no Hospital Dr. João Machado, em Natal. De acordo com a CGU, o prejuízo aos cofres públicos pode chegar a R$ 4 milhões.

A investigação aponta para irregularidades ocorridas na implantação de 50 leitos de UTI contratados pelo Governo do RN para o atendimento aos pacientes infectados pelo Coronavírus.

Maura veio para o RN através da Governadora Fátima Bezerra. Sobreira serviu na área de saúde no Governo da Paraíba na gestão de Ricardo Coutinho que foi condenado pela justiça acusado de desvio de verbas.