Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro convocou ministros de seu governo nesta 5ª feira (26.ago.2021) para participar das manifestações a seu favor convocadas para o feriado de 7 de setembro. Segundo o chefe do Executivo, os atos pedirão por “liberdade” e “democracia“.

“O que mais queremos é paz e tranquilidade para vencermos as crises e botarmos o Brasil no caminho da prosperidade. Tenho certeza que o movimento será fantástico”, disse, em transmissão ao vivo nas redes sociais.

Bolsonaro afirma que os atos foram organizados de forma “espontânea” e serão pacíficos, mas diz temer a presença de “infiltrados de esquerda” que possam causar tumultos.

O presidente também fez aceno aos policiais militares –que, como mostrou o Poder360, organizam-se para participar dos protestos.

“Quero agradecer todos os policiais militares do Brasil que participam nesse dia de serviço na segurança dessas pessoas. Vocês são fantásticos nesse momento”, afirmou.

O presidente deverá participar da manifestação que será realizada na Avenida Paulista. Segundo Bolsonaro, caso ministros não queiram ou não possam comparecer aos protestos, não haverá “constrangimento“.

Bolsonaro também questionou, mais uma vez, o sistema eleitoral. Citou a viagem de Lula ao Nordeste que, segundo ele, “não tinha mais do que 20 pessoas”.

“Não podemos ter eleições sob suspeição. Estão acompanhando viagem do Lula para o nordeste o evento que mais juntou gente não tinha mais do que 20 pessoas esperando ele”, disse o presidente, e continuou: “não é possível o DataFolha dizer que ele tem 49% no primeiro turno e no segundo turno teria 60% para ganhar de quem fosse”.

Eis outros assuntos tratados por Bolsonaro na live:

Lula – Bolsonaro rebateu declaração do ex-presidente, que o comparou ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Leia aqui;

Raul Jungmann – ex-ministro afirmou que Bolsonaro determinou que jatos Gripen sobrevoassem o STF para estourar vidros do prédio. “Sem qualquer qualificação”, disse presidente sobre as declarações;

Marco temporal – “pode causar sérios transtornos”, disse.

Crise hídrica – pede que brasileiros economizem energia: “Um apelo a você que está em casa agora, tenho certeza que você pode apagar um ponto de luz”.

Poder 360