Foto: Sérgio Lima

O ex-presidente Michel Temer (MDB) avalia que a discussão sobre voto impresso é inútil. Em entrevista ao jornal O Globo, Temer disse que o voto eletrônico no Brasil é um sucesso e serviu de modelo para outros países e que essa questão não deveria ser colocada em pauta.A fala do ex-presidente converge com o posicionamento do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, que se posicionaram contra a PEC (proposta de emenda à Constituição) que trata do assunto e tramita na Câmara. Lira falou que o voto impresso “é ruim para o país e para todos”.

Michel Temer, que foi presidente da Câmara por 3 vezes, avalia também que Bolsonaro chegou ao poder com “certa onipotência” e que não há possibilidade de o presidente da República comandar tudo sem o apoio do Congresso Nacional.

“Ele [Bolsonaro] percebeu e começou a tentar trazer o Congresso, que é fundamental para a governabilidade. O Ciro [Nogueira] terá que exercer o duplo papel de ter uma relação fértil com os parlamentares e, de igual maneira, ter a capacidade de conduzir a administração do país”, disse Temer.

O ex-presidente também avalia que a ida de Ciro Nogueira para a Casa Civil ajuda Bolsonaro nas eleições de 2022 porque firma uma aliança muito sólida com grande parte do Congresso e, com isso, também aumenta a possibilidade de ter apoio nas eleições.

Indagado sobre a possibilidade de haver uma 3ª via nas próximas eleições –para além de Bolsonaro e Lula (PT)–, Temer disse que a pessoa precisa cumprir radicalmente a Constituição Federal, ter experiência e trazer uma ideia de união entre os brasileiros. “O Brasil não pode continuar mais com esta guerra entre brasileiros e entre as próprias instituições”, disse.

O ex-presidente, que chegou ao Planalto após o impeachment de Dilma Rousseff (PT), disse também que não convém a Bolsonaro brigar com seu vice, Hamilton Mourão. Segundo Temer, isso provoca instabilidade social, política e pode afetar .

Poder360