NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO

O Sindipostos-RN informa ao consumidor que ao optar por abastecer em um posto revendedor de combustíveis em nosso estado, você deverá estar atento a algumas recomendações que podem evitar certos aborrecimentos.

São elas:

⛽ Antes de iniciar o abastecimento, verifique sempre se o visor da bomba está zerado.

⛽ Ao término de seu abastecimento, confira se o valor cobrado e o volume registrado correspondem ao foi solicitado.

⛽ Caso haja dúvidas sobre a quantidade efetiva de litros que seu veículo acabou de receber, solicite ao gestor ou responsável pelo estabelecimento uma AFERIÇÃO.

⛽ Verifique sempre se o recipiente de aferição está lacrado pelo INMETRO ou com selo de reparação colocado pelo mecânico responsável.

⛽ Todos os postos de combustíveis devem seguir a legislação e respeitar a medida padrão aferida e lacrada pelo INMETRO, com capacidade de 20 litros. Exija esses parâmetros.

⛽ Em vigência desde 1 de janeiro de 2019, a portaria do Inmetro 294 (29/06/2018) modificou o limite de tolerância máximo no caso de erro contra o consumidor para -60 ml na realização do teste no aferidor de 20 litros. Porém, em favor do consumidor, manteve-se a tolerância de +100 ml. Ou seja, para um volume de 20 litros indicado no mostrador, os limites de erro ficam estabelecidos entre – 60 ml e + 100 ml no volume padrão do vasilhame aferidor. Caso a aferição fique fora destes parâmetros, procure o órgão fiscalizador.

Dicas: SINDIPOSTOS/RN