Apesar das declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre supostas fraudes nas eleições em sua defesa do voto impresso, a Polícia Federal não encontrou nenhum registro de investigações sobre fraudes envolvendo a urna eletrônica desde que o método de votação foi adotado, em 1996.

Por volta de junho de 2021, o comando da corporação pediu às superintendências do órgão nos Estados, por meio da Corregedoria, que enviasse todas as denúncias de fraudes recebidas ou apuradas desde 1996.

Uma única investigação foi localizada até o momento. O caso é de 2012, mas a PF concluiu que se tratava de uma tentativa de estelionato, não de fraude que tenha comprometido a eleição.

Um criminoso prometeu “vender” votos e assim obter dinheiro de um candidato a prefeito em Vila Velha (ES), mas sem nenhuma prova de que conseguiria concretizar a fraude.

O Estadão solicitou à Polícia Federal, por meio da Lei de Acesso à Informação, as respostas enviadas pelas 27 superintendências regionais da corporação nos Estados e no Distrito Federal.

No entanto, em um primeiro momento, o órgão negou o pedido e depois, fontes na corporação informaram ao jornal que o levantamento foi realizada pela Corregedoria, que encontrou até o momento apenas um inquérito sobre este tema nas últimas duas décadas.

Fonte: DCM
Foto: Reprodução