Foto: Ilusatrativa/Divulgação/PF

A Secom (Secretaria de Comunicação Social) divulgou nesta 6ª feira (23) informações sobre a operação Covidão, coordenada pela Polícia Federal(PF) para apurar desvios nos repasses feitos aos Estados e municípios para o combate à covid-19.“Infelizmente, parte dos bilionários recursos enviados pelo Governo Federal pode ter sido mal utilizada. A PF está investigando isto, para garantir o cuidado que os brasileiros merecem e pagam para ter”, afirmou a pasta em publicação nas redes sociais.

Em uma série de posts em seu perfil no Twitter, a Secom listou informações sobre a atuação do governo federal no combate à pandemia. Segundo o órgão, enquanto “em muitos locais se pulava o Carnaval em fevereiro de 2020, o @Govbr decretava Estado de Emergência em Saúde Pública”.

EIS A ÍNTEGRA DAS INFORMAÇÕES DIVULGADAS:

No contexto da Covid-19, o Governo Federal não demorou a agir: enquanto em muitos locais se pulava o Carnaval em fevereiro de 2020, o @Govbr decretava Estado de Emergência em Saúde Pública e preparava a rede de saúde — que, aliás, fora ampliada já em 2019.

Em 2019, 1º ano deste Governo, antes da pandemia, ampliamos em 39% o número de leitos de UTI (1.424 novos leitos). Com 20,3 leitos para cada 100 mil habitantes, já tínhamos mais leitos de UTI do que países como Itália (12,5), França (11,6) e Japão (7,3).

O Governo Federal investiu pesado no combate ao coronavírus: o equivalente a 8,8% do PIB. Para comparação: a média dos outros países em desenvolvimento é de apenas 4%.

Já são quase 18 milhões de brasileiros totalmente curados da Covid-19. O Governo Federal já entregou quase 165 milhões de vacinas contra a Covid-19 aos estados brasileiros. Já adquirimos mais de 600 milhões de doses. Somos um dos países que mais aplicam vacinas!

Além de cuidar da vida, preservamos os empregos, a dignidade e a liberdade dos brasileiros. O Auxílio Emergencial socorreu indiretamente mais da metade da população. Milhões de empregos foram preservados, assim como as liberdades individuais.

Desde o início da crise, o Governo Federal apoiou Estados E municípios. Bilhões de reais em recursos para o combate ao vírus. Suspensão e renegociação de dívidas. UTIs, hospitais de campanha, respiradores, medicamentos, testes e profissionais de saúde.

Infelizmente, parte dos bilionários recursos enviados pelo Governo Federal aos estados e municípios pode ter sido mal utilizada. A Polícia Federal está investigando isto, para garantir o cuidado que os brasileiros merecem e pagam para ter.

Poder360