Presidente pede que “não desistam do que é certo” porque o custo para futuras gerações seria alto


O presidente Jair Bolsonaro publicou em sua conta de Twitter neste sábado (17.jul.2021) um vídeo crítico ao governo cubano, que enfrentou uma série de protestos nesta semana. Na montagem, além de uma legenda com críticas aos governantes da ilha, os ex-presidentes Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff aparecem em fotos com Fidel Castro e outros líderes cubanos.No vídeo, Lula aparece elogiando Fidel Castro, que morreu em 2016. Fidel foi um dos principais líderes da revolução que, em 1959, derrubou Fulgencio Batista. Tornou-se 1º ministro do país (1959-1976) e depois, presidente (1965-2011).

“Fidel [Castro] é o único mito vivo na história da humanidade. E acho que ele construiu isso às custas de muita competência, de muito caráter“, diz Lula no vídeo postado.

No texto da postagem, Bolsonaro pede que as pessoas “não desistam do que é certo“. Segundo ele, o preço dessa decisão errada seria mais alto que a “dor do momento” e que as gerações futuras é que sofreriam mais.

PROTESTOS

Desgaste econômico, repressão governamental, apagões elétricos, baixo acesso à vacinação contra a covid e escassez de alimentos estão entre as principais reivindicações dos protestos que desestabilizaram Cuba desde domingo (11.jul).

As manifestações que pedem a renúncia do presidente Miguel Díaz-Canel começaram em San Antonio de los Baños, a cerca de 35 quilômetros de Havana, e se espalharam rapidamente por toda a ilha caribenha. Há registro de 150 detidos –a maior parte com paradeiro desconhecido –e pelo menos um morto. Entenda aqui a crise e os protestos em Cuba.

A insatisfação é a maior registrada desde a década de 1990. Naquela época os atos coincidiram com o forte abalo econômico deixado pela queda da União Soviética.

Fonte: Poder360
Foto: Reprodução