Foto: Suamy Beydoun/Agif – Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais na madrugada deste domingo, 4, para criticar atos de vandalismo durante manifestações contra o governo.Os casos aconteceram neste sábado, em São Paulo, quando alguns presentes no protesto incendiaram uma agência bancária do Santander, depredaram pontos de ônibus e entraram em confronto com policiais. A Polícia Miliar informou nas redes sociais que agentes de segurança e equipes dos Bombeiros atuavam na região da Consolação, na capital paulista, para conter a depredação.

Em publicação no Twitter, Bolsonaro afirmou que “nunca foi por saúde ou democracia, sempre foi pelo poder”.


“Nenhum genocídio será apontado. Nenhuma escalada autoritária ou “ato antidemocrático” será citado. Nenhuma ameaça à democracia será alertada. Nenhuma busca e apreensão será feita. Nenhum sigilo será quebrado. Lembrem-se: nunca foi por saúde ou democracia, sempre foi pelo poder!’, afirmou rebatendo as acusações de genocídio e omissão na pandemia.

Os protestos contra o governo atual aconteceram em pelo menos 347 municípios do país e ocorrem, na maioria das localidades, de forma pacífica. A manifestação deste sábado foi o terceiro ato contrário ao mandatário. Além do impeachment de Jair Bolsonaro, os participantes também pediam mais vacinas contra a Covid-19.



No encerramento do ato em São Paulo, um grupo depredou e incendiou uma agência bancária na região central da capital paulista. Outro quebrou vidros de uma concessionária de veículos e depredou pontos de ônibus. A fachada de uma universidade, na Rua da Consolação, foi danificada.

Policiais militares usaram bombas de efeito moral e spray de pimenta para dispersar os grupos. Os manifestantes atacaram os policiais com pedras, pedaços de pau, gradis e rojões. Segundo a Polícia Militar do Estado de São Paulo, um agente e um segurança da ViaQuatro, concessionária que opera a linha amarela do Metrô, ficaram feridos. Com informações do Poder 360).

Jovem Pan