10/06/2021 08h41
Foto: Twitter / Reprodução

Uma situação registrada em vídeo nesta terça-feira, dia 8, em uma Unidade de Pronto Atendimento de Mossoró (RN) vem impressionando internautas por causa dos riscos alavancados por uma série de ações descuidadas que ali são mostradas. As imagens, que viralizaram nesta quarta-feira, são de uma celebração de aniversário para um paciente, que respira com ajuda de uma máscara de oxigênio e, durante os parabéns, tem a máscara brevemente afastada do rosto para que pudesse assoprar as velas de um bolo colocado em seu colo. Enquanto o grupo canta e bate palmas, a câmera é direcionada para outros ângulos, possibilitando ver que os funcionários usam máscaras protetoras e, no leito ao lado do aniversariante, há um paciente de bruços, indicando que aquela ala é voltada para casos de doenças respiratórias. (Matéria na íntegra com vídeo AQUI).

Internautas chamaram atenção para o fato de que, se aquela unidade for para cuidar de infectados com Covid-19, a corriqueira ação de apagar velas, antes tão comum em aniversários, agora representa um grande risco em transmitir a doença, além da própria aglomeração naquele espaço.

No entanto, muitos também perceberam que, independentemente do motivo de internação do homem, só por terem acendido velas perto de uma bala de oxigênio já serviu como motivo de alerta, considerando que o gás é um comburente, o que o caracteriza como necessário para a combustão e, caso entrasse em contato com o fogo, poderia aumentar as chamas.

“O prêmio #DarwinAwards vai para toda a junta médica e de enfermagem. Simplesmente pediram a paciente de COVID para soprar as velinhas! se o bolo não foi cenográfico e todos comeram do bolo assoprado em breve faltarão leitos nesse hospital e sobrarão vagas de médicos e enfermeiros”, critica um post do Twitter, onde uma publicação já recebeu mais de 620 mil visualizações.

“Todos de máscara, aglomerando, uma pessoa que precisa de oxigênio tira a máscara, assopra um bolo, que vai ser distribuído pra outras pessoas. Velas do lado de O2, altamente inflamável. Eles estão criando um foco de covid (o bolo) e poderiam ter explodido o hospital”, resume uma publicação.

“Caso esse vídeo não tenha sido tirado do contexto cronológico, e isso não seja de antes da pandemia e uma sequência tão inexplicavelmente complexa de merda acontecendo em vídeo que eu não sei o que dizer, se for um vídeo fake é de um nível de perfeição tal e qual inexplicável”, indignou-se um usuário do microblog.

Apesar da maioria das reações na internet ter sido de espanto, também foram feitos posts elogiando a atitude da equipe daquela UPA, minimizando os riscos e destacando que a intenção de oferecer um momento descontraído para o paciente em seu aniversário foi boa.

“Tratamento humanizado na UPA BH. Parabéns para essa equipe maravilhosa”, disse uma usuária do Facebook.

“A intenção foi maravilhosa, mas um paciente de covid assoprar velas num bolo, quem teve coragem de comer desse bolo depois?”, afirmou outra pessoa em resposta à publicação.

A autora do post então admitiu que reconhece os riscos, mas tornou a apoiar a intenção da equipe: “tb pensei nisso mas tentei focar na intenção de humanizar o atendimento. Melhor ficarem atentos para os próximos eventos”.

A prefeitura de Mossoró foi procurada através do contato disponibilizado em seus canais de comunicação, mas até o momento, não retornou.


O Globo