Policiais civis do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), com apoio da Divisão de Inteligência (Dipol), prenderam no final da tarde da última sexta-feira, 25, na Praia de Aruanda, Zona de Expansão de Aracaju, um dos traficantes mais procurados do Rio Grande do Norte. Samuel Jacomé de Oliveira, 40 anos, estava alcoolizado e resistiu à prisão. Ele estava morando em Sergipe há algum tempo e usava documentos falsos no Estado.
Ele foi transferido para Natal nesta terça-feira (29), segundo confirmou a Polícia Civil do Rio Grande do Norte. No início da tarde, ele prestou depoimento à Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) e será entregue ao sistema prisional, de acordo com a corporação.
Samuel era procurado internacionalmente por tráfico de drogas, sendo a prisão decorrente do apoio prestado à Polícia Civil do Rio Grande do Norte por meio da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), em operação contra crimes de repressão qualificada. Ele estava na lista da Interpol – Organização Internacional de Polícia Criminal.
De acordo com a investigação, Samuel, quatro irmãos, duas irmãs e o pai, são braços de um grande traficante de drogas e atuam internacionalmente no crime. Após a expedição de mandado de prisão por tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico, a polícia potiguar solicitou apoio ao Cope que apurou que Samuel vivia há dois em território sergipano, contudo, sem estabelecer domicílio.
Segundo a investigação, o traficante se apresentava com nomes diferentes e vivia em ostentação com festas regadas a muito álcool, mulheres e até celebridades sergipanas em casarões na zona sul de Aracaju, região onde foi identificado, localizado e preso na tarde desta sexta-feira.
De acordo com o delegado do Cope, Hilton Duarte, a prisão do traficante foi possível graças a informações enviadas pela Polícia Civil do Rio Grande Norte para Sergipe sobre o paradeiro do foragido. “No histórico criminal do foragido consta uma prisão no Estado de São Paulo com 450 quilos de maconha. Também é atribuído a ele a liderança de uma fuga de um presídio”, explicou Hilton Duarte. Atualmente, Samuel é apontado com um dos traficantes que trazem entorpecentes do Paraguai para o Rio Grande do Norte.
A Polícia Civil de Sergipe vai aprofundar as investigações para saber se Samuel estava cometendo crimes no Estado ou se estava apenas escondido na capital sergipana. Após os trâmites decorrentes do cumprimento da ordem judicial de prisão por sentença penal condenatória em solo sergipano, Samuel estará à disposição da Justiça do Rio Grande do Norte.
Fuga com hélice de ventilador
Em 2013, Samuel e mais 11 detentos fugiram do Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade de Patu, na região oeste do Rio Grande do Norte. O detalhe é que eles conseguiram cavar um túnel usando uma hélice de ventilador para cavar um túnel.
Meses depois, a polícia paulista prendeu o Samuel transportando da capital paulista para o Oeste do Rio Grande do Norte a quantia de 450 quilos de Maconha. Ele cumpria pena no CDP de Patu (RN) por tráfico de drogas em São Paulo. Os policiais paulistas após a prisão, entraram em contato com a Polícia do Rio Grande do Norte para confirmar a identificação do suspeito.

Traficante preso foi transferido de Aracaju para Natal nesta terça-feira (29). — Foto: Secretaria de Segurança de Sergipe/Divulgação

SSP/SE/´Passando na Hora