“Diferente de 2020, nós temos uma esperança: as vacinas”, essa foi uma das primeiras mensagens que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, passou aos brasileiros durante sessão conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (26).O titular da pasta participou da sessão para falar sobre a situação da aquisição de vacinas, dos medicamentos para a intubação orotraqueal e de outras ações da pasta para enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Queiroga reforçou o compromisso do Governo Federal em vacinar todos os adultos brasileiros até o fim deste ano. “Será possível, com o empenho de todos, vacinar a população brasileira acima de 18 anos até o final de 2021. Essa é a nossa esperança, esse é o nosso compromisso”, disse.

Nesta semana o Ministério da Saúde bate o recorde mensal de distribuição de vacinas com mais de 33 milhões de doses entregues em maio. Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, já foram destinados mais de 90 milhões de doses de imunizantes. Até agora, mais de 59,4 milhões foram aplicadas.

Na audiência pública de hoje, Queiroga também adiantou que na próxima semana o presidente Jair Bolsonaro assinará um acordo para que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) produza o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina no Brasil. De acordo com o ministro, o contrato deve ser assinado em 1º de junho.

*Com informações de Ministério da Saúde