Ruralistas e evangélicos marcaram duas manifestações em Brasília para este sábado (15), em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em busca de maior adesão, os dois movimentos devem se unir em um só.O primeiro ato, promovido pelo Movimento Brasil Verde e Amarelo e intitulado “O Agro e o Povo pela Democracia”, promete levar tratores e máquinas agrícolas para a frente do Congresso Nacional, mas o esquema de segurança deve impedir a entrada dos equipamentos na Esplanada dos Ministérios.

A concentração será no Parque Leão da Vaquejada e seguirá até a Biblioteca Nacional, onde os caminhões irão estacionar. O grupo vai marchar a pé pela Esplanada dos Ministérios. O presidente Bolsonaro é esperado para falar em um dos carros de som. “Dia 15 estarei na esplanada ao lado do Agro, locomotiva da nossa Economia”, escreveu o mandatário, junto com o vídeo do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja).

Mais de 100 sindicatos rurais estão apoiando o ato na capital federal. Os integrantes fazem parte de associações, como a Aprosoja, a Nacional de Defesa dos Agricultores, Pecuaristas e Produtores da Terra (Andaterra) e a dos Cafeicultores do Brasil (Sincal). Procuradas pelo Metrópoles, as entidades afirmaram que não respondem institucionalmente pelo movimento.

Apesar de essas associações serem vinculadas a federações capitaneadas pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), a própria confederação não confirma envolvimento institucional no ato.

Procurada, a Frente Parlamentar da Agropecuária, popularmente conhecida como bancada ruralista, também disse não se envolver em atos do tipo. O presidente da frente, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), é aliado do mandatário do país.

Metrópoles