Por Breno Perruci / @eaiboracorrer

De 20 a 23 deste mês de maio, Natal receberá vários dos principais nomes do Triatlo do Brasil. Bia Neres, Markinho Fernandes, Vinícius Canhedo, Bruna Mahn, Fernanda Penkal, Dudu Gonzales e Rosinha Teixeira já confirmaram participação no CB Sports Training Camp. Os cinco primeiros são triatletas profissionais. Já Dudu e Rosinha são dois convidados amadores, mas que possuem larga experiência em provas de Ironman e Ironman70.3, inclusive em nível internacional. São 80 participantes e restam pouquíssimas vagas. As inscrições ainda podem ser feitas no site sunlinetur.com.br/pacotes/cbsports-camp-2021.

“O nosso objetivo principal ao idealizar esse evento é proporcionar aos nossos atletas amadores de quaisquer níveis, a chance de estar perto, treinar junto e viver dias de pleno intercâmbio de técnicas e conhecimento com vários dos grandes triatletas de renome nacional. Trata-se de uma oportunidade ímpar. Será um camp diferente dos que acontecem normalmente no Brasil. Ao invés de disputa, será um camp de cooperação. É essa a mensagem que nós vamos passar aos tops que virão pra cá”, afirma Cid Barbosa, organizador do Camp.

De acordo com a organização, o evento foi planejado priorizando as mais diversas formas de treinamento, tendo o ciclismo com treino longo, em rodovia com subidas e trechos planos para desenvolver uma maior velocidade. A corrida será indoor em pista, de forma isolada, com treinos intervalados e combinado com natação em piscina, além de um treino em águas abertas na Praia de Ponta negra.

A programação ainda inclui no sábado à tarde um momento de palestras, com temas específicos voltados para o Triatlo, onde serão abordados: biomecânica para evitar lesões, nutrição de alta performance, zonas de treinamento e outros assuntos direcionados ao ganho de performance.

O evento conta com Suporte de oficina para montagem/ desmontagem e apoio nos treinos de bike, hidratação e suplementação para os atletas inscritos, segurança e apoio em todos os treinos, nas 3 modalidades e muito conhecimento. O camp vai disponibilizar suporte de oficina para montagem/ desmontagem e apoio nos treinos de bike, bem como apoio de batedores, staff, segurança, hidratação e suplementação inclusos em todos os momentos.

“Nós queremos destacar muito essa característica que vamos fazer valer no Camp. Esse caráter didático de intercâmbio, para que todos nós possamos crescer e subir de nível após esses quatro dias. Todos os treinos serão iguais para todos e serão divididos em três momentos. A primeira parte de cada treino será de forma moderada onde todos estarão juntos. A segunda parte um pouco forte, fazendo com que os atletas se estimulem. E por fim, uma última etapa mais forte, explorando o máximo de cada atleta e assim separando grupos”, explica Vilmar Segundo, organizador do Camp.

CONVIDADOS PROFISSIONAIS

Marcus Fernandes, o Markinho, é Tetracampeão Internacional de Santos, Tetracampeão do Circuito Troféu Brasil, Bicampeão Brasileiro Sprint Elite, Campeão Brasileiro Longa Distância, Campeão Brasileiro Crosstriathlon e Campeão do Campeonato Panamericano sub-23.

Fernanda Penkal foi a 8ª colocada geral no Ironman 70.3 em Lima, no Peru 2019; 5ª geral fem no Ironman 70.3 em Fortaleza 2019, 3ª brasileira no Ironman 70.3 World Cchampionship em Nice, na França 2019; Campeã Amadora do Ironman 70.3 em Coquimbo, no Chile 2019; Campeã Amadora do GP Xtreme Penha, em Santa Catarina 2020 e Vice campeã na categoria olímpica do Sesc Triathlon Caiobá 2020.

Bia Neres é uma triatleta que divide os treinos de uma atleta profissional com a rotina de esposa e mãe. Com vários títulos em provas de triatlo, incluindo o duríssimo Ironman 70.3 de palmas e uma participação nos jogos Pan Americanos de Toronto, no Canadá.

Bruna Mahn é triatleta profissional, possuindo um currículo com pódio em provas de longa distância, provas de 70.3, e até Ironman full em diversos países.

E por fim, Vinícius Canhedo, o Vinny Crazy. É um atleta profissional referência para a maioria dos triatletas amadores no país, um atleta que já foi piloto de corrida, ciclista e um dos mais fortes quando triatleta amador, toda essa carreira com inúmeros títulos. Atualmente é reconhecido pela sua garra e capacidade de recuperação a lesões dos inúmeros incidentes que a vida de um atleta profissional está submetido.

BG