Seis internos da Cadeia Pública de Caraúbas, na região Oeste do RN, iniciaram nesta segunda feira 12 de abril de 2021, cursos técnicos profissionalizante de Horticultura Orgânica e de Piscicultura, ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na modalidade Educação a Distância (EAD), ampliando a oferta de educação prisional fomentada pela Secretaria da Administração Penitenciária do estado (SEAP).
Essa é a segunda turma contemplada na unidade prisional da Região Oeste do Estado. A SEAP, diante da pandemia no novo coronavírus e da suspensão da entrada de pessoas externas, tem incentivado os cursos na modalidade EAD. Para isso, os estabelecimentos penais foram equipados com computadores e internet de qualidade.

O curso terá duração de 160 horas distribuídas ao longo de quatro meses. É promovido pela UFRN, através da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), para cursos do Programa Novos Caminhos. O edital é público, com processo seletivo simplificado, e acesso gratuito. O estabelecimento prisional tem outros 10 internos que participam de projetos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e três internos que estão cursando faculdade pelo Centro Universitário INTA (UNINTA).

Além disso, já ofertou outros projetos como: remissão pela leitura, sendo comtemplados 28 internos; e curso de Inteligência Emocional Método CIS, ministrado pelo coach Paulo Vieira, disponibilizado pelo Departamento de Promoção e Cidadania da SEAP (DPC) para 22 internos. No ano passado, quatro internos concluíram o curso de Piscicultura através do Programa Novos Caminhos. Todas as aulas são monitoradas pelos policiais penais.

Fim da Linha.