26/04/2021 13h00

Na cidade de Feira de Santana, na Bahia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou, na manhã desta segunda-feira (26/4), que está “chegando a hora de o Brasil dar um novo grito de independência”. Ele fez um discurso durante inauguração dos 22 quilômetros de duplicação da BR-101 entre os municípios baianos de Feira de Santana e Esplanada.
“Tenham certeza de que o povo que falou que nossa bandeira não será vermelha. Jamais será vermelha! E dizer mais: está chegando a hora de o Brasil dar um novo grito de independência. Não podemos admitir alguns pseudo governadores quererem impor a ditadura no meio de vocês, usando do vírus para subjugá-los”, disse Bolsonaro, em referência à pandemia na Covid-19.

O presidente afirmou que o governo sempre tratou a questão do vírus com muita responsabilidade, mas que também se preocupou muito com o assunto do desemprego, como disse em outras ocasiões.

“Não foi o governo federal que obrigou vocês a ficarem em casa. Não foi o governo federal que fechou o comércio e destruiu milhões de empregos. Pode ter certeza que esse suplício está chegando ao fim. Brevemente, voltaremos à normalidade, com o apoio de todos”, continuou.

Antes da fala do presidente, o ministro da Cidadania, João Roma e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, discursaram sobre a inauguração do trecho. Na ocasião, o presidente agradeceu e homenageou deputados, que segundo ele, estão ombreados com os posicionamento do governo federal.

Ao lado de Bolsonaro, na cerimônia, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Antônio Santos Filho também foi lembrado por Bolsonaro “O DNIT de outrora tão mal falado, e hoje, se encontra numa posição privilegiada. Por que? Nós demos liberdade pra ele trabalhar!”, sugeriu.

“Aqueles que criticaram os cortes nos orçamentos, foi cortado sim por uma questão técnica, mas com toda certeza brevemente pelas vias legais nós faremos a devida recomposição do nosso orçamento. O Brasil não pode e não vai parar.”]

Minutos antes de chegar no local designado para a cerimônia, o presidente causou aglomeração ao cumprimentar apoiadores, sem máscara, no município Conceição de Jacuípe. No caminho para a solenidade, Bolsonaro andou em alta velocidade, pendurado em um dos carros do comboio presidencial.

“Homenagear a prefeita Tânia Yoshida pelo seu posicionamento. Não me interessa o partido dela, sei que o coração dela é verde e amarelo e está preocupada com o bem-estar do seu povo”, disse Bolsonaro sobre a prefeita de Conceição de Jacuípe.

Metrópoles