Foto: Ministério da Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) divulgou em janeiro que o estado tinha uma situação ‘tranquila’ em relação a oxigênio para pacientes internados e que não havia risco de faltar. A informação foi divulgada pelo portal G1RN, na época.
“Nós temos hoje uma segurança de abastecimento de oxigênio nas nossas unidades. Nós temos leitos clínicos e críticos disponíveis, e oxigênio disponível, não só para paciente Covid, mas de todas as demandas que requerem o uso de oxigênio para tratamento”, disse a secretária adjunta de Saúde do estado, Maura Sobreira, em entrevista ao veículo publicada no dia 15 de janeiro.

Pouco mais de dois meses depois o RN vive um clima de tensão em meio ao risco da falta de oxigênio em alguns municípios. Nas redes sociais, a governadora Fátima Bezerra (PT) informou que na rede estadual o abastecimento de oxigênio continua garantido, e que o problema se restringe apenas aos municípios. Neste sábado (20) a gestora se reuniu com prefeitos e conseguiu a promessa do Ministério da Saúde de que cilindros de oxigênio serão enviados ao RN esta semana.

Portal Grande Ponto