Foto: White Martins

O grande número de internações nos hospitais públicos e privados do Rio Grande do Norte, em virtude da pandemia do novo coronavírus, atinge agora outras incertezas que vão além da falta de leitos críticos.
No Estado, o risco da escassez de insumos utilizados na intubação de pacientes graves, incluindo o oxigênio hospitalar, é de conhecimento dos gestores públicos.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) deixou claro que, caso o ritmo atual da pandemia se prolongue, com mais casos confirmados e pacientes em estado grave sendo internados, e não haja uma ação centralizada do Ministério da Saúde para reabastecer os estoques desses produtos, o risco de desabastecimento é ‘iminente.

O Conselho de Secretaria Municipais de Saúde (Cosems-RN) emitiu alerta a respeito da dificuldade de recomposição dos estoques de oxigênio hospitalar com o envio de ofícios ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e à Federação dos Municípios do RN (Femurn). Veja a matéria completa na Tribuna do Norte.