Foto: reprodução/Instagram

Após denúncia e desabafo feitos pelo médico Madson Vidal nas redes sociais nesta quinta-feira (veja aqui) (25), mostrando que no Hospital Maria Alice havia uma UTI nova, estruturada e equipada fechada há mais de 6 meses, o Governo do Estado informou em nota que concluiu nesta quarta-feira (24) a contratação emergencial de médicos para proporcionar a abertura destes leitos de UTI neonatal.
Veja abaixo a íntegra da nota da Sesap:

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que finalizou nesta quarta-feira (24) o processo de licitação para contratação emergencial de médicos pediatras e neonatologistas. São 1.590 plantões contratados para proporcionar a abertura dos 20 leitos de UTI Neonatal do Hospital Maria Alice Fernandes e de mais 20 leitos no interior do estado. É importante destacar que a carência de médicos desta especialidade é um problema que afeta todo o país, dificultando a abertura de leitos de UTI Neonatal.

Através do Governo Cidadão, o Governo do RN e a Sesap investiram R$ 5,3 milhões para retomar e concluir as obras que estavam paradas no Hospital Maria Alice, além de garantir também a aquisição de equipamentos necessários para o funcionamento da unidade, reabrindo a UTI pediátrica que estava fechada há três anos. A ação é parte do esforço da gestão em estruturar uma rede materno-infantil, que conta também com outros 20 leitos de UTI Neonatal para serem abertos, sendo 10 em Currais Novos e 10 em São José de Mipibu.

A Sesap ainda destinou dez leitos de UTI do Hospital Maria Alice Fernandes para atender crianças acometidas pela Covid-19.

A Sesap também está investindo na qualificação e formação de profissionais através do Programa de Residência Médica em Neonatologia, que funciona no Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina) e teve vagas abertas em janeiro deste ano. A gestão também vem mantendo o diálogo com o Conselho Regional de Medicina e as cooperativas médicas na busca de apoio para solucionar a dificuldade de contratação de médicos neonatologistas.

A rede SUS no Rio Grande do Norte tem hoje em sua estrutura para assistência pediátrica e neonatal: 50 UTIs pediátricas e 91 UTIs Neonatal. São 59 leitos de UTI neonatal e 40 leitos pediátricos de UTI em Natal, 10 leitos de UTI Neonatal em Parnamirim, 5 leitos de UTI Neonatal em Santa Cruz e 17 UTIs Neonatal e 10 UTIs pediátricas em Mossoró.

BG