Foto: AFP

Portugal estendeu neste sábado (13) a suspensão de voos do Brasil e do Reino Unido até 1º de março. O objetivo é evitar o aumento de casos de coronavírus com a circulação de novas variantes, informou a agência Reuters.
O país abriu permissão especial apenas a missões humanitárias e repatriações, afirmou o Ministério do Interior em comunicado.


No fim de janeiro, Portugal havia suspendido por duas semanas os voos que chegassem ou saíssem em direção ao Brasil. Também havia interrompido os vôos britânicos a partir de 21 de janeiro. Agora, estendeu este prazo.


Para retornar a Portugal, passageiros precisam apresentar um teste negativo de Covid-19 realizado no máximo 72 horas antes da decolagem e fazer quarentena por 14 dias ao chegar, afirmou o comunicado, com medidas que já estavam em vigor.


A variante inicialmente detectada no Reino Unido foi vista pela primeira vez em Portugal no fim do ano passado e é considerada como parcialmente responsável por um surto de casos no começo de 2021 que sobrecarregou a rede hospitalar.


A variante inicialmente detectada no Brasil apareceu em Portugal pela primeira vez na quarta-feira (10).


Portugal, país com 10 milhões de pessoas, até agora teve 15.034 mortes por Covid-19, em 781.223 casos.

G1