De volta a Manaus (AM) desde a sexta-feira (12/2), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou neste sábado (13/2) que enviará vacinas aos estados para acelerar o Plano Nacional de Imunização, chegando até o público de 50 anos de idade ainda em fevereiro. O Ministério da Saúde informou que a ampliação da vacinação começará imediatamente após a liberação para os estados do lote de vacinas que deverá ser entregue ao Ministério da Saúde no dia 22 deste mês.

Uma variante do vírus registrada primeiro em Manaus está sendo relacionada ao aumento rápido do contágio na Região Norte do país e Pazuello disse que quer responder a esse recrudescimento acelerando a vacinação. “Temos que fazer a vacinação em massa e, nesse primeiro momento, vamos vacinar todos acima de 50 anos. Vamos antecipar as vacinas para o Amazonas, sem tirar nada dos outros estados”, disse o ministro ao Portal da Saúde.

O ministro Pazuello também anunciou uma nova estratégia de transferência de pacientes com Covid-19, agora mais focada no interior do estado, atendendo casos médios e graves com uso de UTIs aéreas da Força Aérea Brasileira.

METRÓPOLES